Ser associado de Sociedade de Especialidade Médica é sinônimo de ser o médico especialista?

Créditos layout post atribuídos a:Guilherme Vieira Moraes

As Sociedades de Especialidade Médica são instituições, sem fins lucrativos, constituídas para promover o desenvolvimento da especialidade, fomentar a educação médica continuada, a defesa profissional, entre tantos outros objetivos, as quais tem importante papel institucional na área médica.

O quadro associativo das Sociedades de Especialidade Médica dependerá dos objetivos estatutários da entidade e pode ser formado por várias categorias, contemplando tanto médicos especialista, acadêmicos de medicina, outros profissionais da área da saúde, não médicos, pessoas jurídicas, entre outros. 

Portanto, ser associado de uma das Sociedades de Especialidade Médica reconhecidas pela Comissão de Especialidades Médicas, não é sinônimo de ser o médico especialista. O médico pode até ser especialista, dependendo da categoria associativa, mas não podemos generalizar e dizer que ser associado é sinônimo de ser especialista. 

Lembre-se que para o médico poder se anunciar como especialista é necessário que tenha o título de especialista emitido pela Associação Médica Brasileira e/ou certificado de conclusão de residência médica, conferido pela CNRM/MEC devidamente  registrado no Conselho Regional de Medicina.

Curta! Compartilhe! Comente! Salve!

O conteúdo do post é didático e não substitui à consulta com advogado especialista em direito médico.

Por Vania Rosa Moraes
@vaniarosamoraes_advogada
www.direitomedicoeassociativo.blogspot.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA A OBRIGATORIEDADE DO REGISTRO DA ESPECIALIDADE NO CRM